Enviando formulário…

Erro ao enviar.

Formulário recebido.

RECEBA O NOSSO CONTATO

Whatsapp: (16) 99225-6249

Tel.: (16) 3416-6684

E-mail: verzolaodontologia@gmail.com

DTM e Odontologia do Sono

Disfunção temporomandibular

A Disfunção Temporomandibular (DTM) é a funcionalidade anormal das articulações temporomandibulares, músculos da mastigação e estruturas associadas da face. Quando existe a disfunção, o paciente pode apresentar diversos sintomas, sendo os mais comuns: dor de cabeça, dor de ouvido ou na frente dos ouvidos, dor ou cansaço nos músculos da face, ruídos nas articulações em frente ao ouvido, dificuldade para abrir a boca e zumbido.

 

A DTM é uma condição comum na população e afeta homens e mulheres de todas as faixas etárias. Não existe uma causa específica para esta disfunção, pois seu aparecimento está relacionado a diversas causas que precisam ser investigadas durante uma avaliação inicial. O tratamento, na maioria das vezes, é reversível, não é invasivo e consiste na união de diferentes modalidades terapêuticas. As principais modalidades terapêuticas são os autocuidados, mudança de hábitos deletérios, medicamentos, fisioterapia e placa miorrelaxante. As modalidades de tratamento são estabelecidas após um correto diagnóstico da DTM e seus fatores associados. Para um correto diagnóstico é necessário agendar uma consulta com um cirurgião-dentista especializado

 

Odontologia do Sono

O sono é um processo fisiológico fundamental para uma boa saúde física e mental. Nota-se que uma noite mal dormida pode resultar em alterações negativas em nossas funções diárias. Portanto, sono de duração e qualidade são fatores essenciais para uma vida saudável. Sono de má qualidade traz sérios prejuízos à qualidade de vida do indivíduos. Fadiga, irritabilidade, sonolência diurna, falhas na memória, dificuldade de concentração, baixa produtividade e maior risco de acidentes.

 

Muitos são os distúrbios do sono que acarretam ao sono de má qualidade ou não reparador. A Odontologia do Sono tem um papel importante no controle de alguns desses distúrbios, especialmente, o bruxismo do sono, ronco primário e a síndrome da apneia obstrutiva do sono.

 

A prevalência da síndrome da apneia obstrutiva do sono é alta e é caracterizada por episódios repetidos de obstrução completa ou parcial da via aérea durante o sono. O companheiro de quarto relata ronco, episódios de engasgo ou parada respiratória. Os sinais e sintomas mais comuns são o cansaço ao acordar e sensação de sono não reparador, sonolência excessiva durante o dia, ronco forte, dor de cabeça matinal, entre outros. Dentro dos limites da profissão, caberá ao cirurgião-dentista capacitado em odontologia do sono tratar ronco primário e a síndrome da apneia obstrutiva leve, com aparelhos intraorais de avanço mandibular.

 

SAIBA MAIS

 

 

Horário de funcionamento:

De Segunda à Sexta das 8h00 às 12h00 e das 13h15 às 18h00.

Resp. Téc.: Dr. Mario Henrique Arruda Verzola | CRO-SP 91419

© 2016 Verzola Odontologia - Todos os direitos reservados.

ENTRE EM CONTATO

CONOSCO!

Enviando formulário

Erro ao enviar.

Enviado.